sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Famílias em Missão

O projecto “Famílias em Missão” promovido, com o apoio da Autarquia, no âmbito da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens deste concelho entrou, na passada semana, em funcionamento. Este projecto será desenvolvido pelo Gabinete de Atendimento à Família e conta com a colaboração da Universidade do Minho que foi incumbida pela Comissão Nacinal de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de investigar a eficácia dos programas em curso, tendo em vista a recolha de dados para a regulamentação dos programas de Educação Parental a serem implementados em Portugal.

Em duas sessões que decorreram na terça e quinta-feira respectivamente, no Edifício da antiga Escola Primária, as 48 famílias que vão fazer parte deste projecto foram divididas em grupos.

Assim, na terça-feira, dia 23 de Outubro, um grupo de 24 famílias, com crianças entre os 6 e os 12 anos, foram distribuídas aleatoriamente por um de dois programas: o “Em Busca do Tesouro das Famílias” cujas sessões decorrerão às segundas-feiras, durante 21 semanas, e o “Programa de Fortalecimento de Famílias” que se desenvolverá às quintas-feiras ao longo de cerca de seis meses.

As restantes 24 Famílias com jovens entre os 13 e os 17 anos foram distribuídas, também aleatoriamente, em sessão que decorreu na quinta-feira, dia 25 de Outubro, pelo programa “Missão C” e por um grupo que receberá material informativo, pelo correio, em casa, colaborando, de igual modo, na avaliação.

Tratando-se de um projecto de intervenção e investigação que pretende estudar em que medida alguns Programas destinados a famílias as ajudam a crescerem mais felizes e a tornarem as suas crianças/jovens mais fortes, os programas utilizados no “Famílias em Missão” têm como objectivo prevenir que as crianças e os jovens, no futuro, tenham problemas ou usem e abusem de drogas.

É de salientar o envolvimento das famílias de Ponte da Barca na concretização deste projecto, e dada a importância de que esta iniciativa se reveste, quer para as nossas famílias, quer para a investigação da eficácia dos programas de intervenção familiar no nosso país, apelamos à sociedade civil e às empresas locais para que, ao abrigo da Lei do Mecenato, patrocinem esta missão social.

Fotos do Evento


Nenhum comentário: